JUSTIFICATIVA:

 

José Ribeiro Leite, filho de Francisco Ribeiro Leite e Maria Luiza. Nascido em Itararé - SP, em 21 de setembro de 1920.

 

Começou a trabalhar ainda garoto, na lavoura com seus pais. Alfabetizou-se nas escolas rurais, autodidata atingiu conhecimentos a nível ginasial.

 

Serviu o Exercito Brasileiro no 5° Batalhão de Caçadores em Itapetininga - SP de 1º/11/1941 a 27/10/1944, no período da 2ª Grande Guerra, tendo sido dispensado por ser arrimo de família.

 

Em 1º/12/1944 foi admitido na Estrada de Ferro Sorocabana, como trabalhador braçal, depois Conferente de Estação, e desempenhando as funções de Fiel, na estação de Itararé até se aposentar por tempo de serviço como Auxiliar de Estação na então FEPASA, em 26/4/1983 (38 anos, 04 meses e 29 dias).

 

Foi casado em primeiras núpcias com Maria de Lourdes Leite, tendo o filho José Ailton Ribeiro, que a exemplo do pai, foi ferroviário da E. F. Sorocabana. Em seguida, policial civil onde se aposentou como Delegado de Polícia e atualmente é Vice Prefeito de Sorocaba.

 

Ficou viúvo em 1958, contraindo segunda núpcias com Maria Helena Ribeiro, tendo os filhos José Carlos, funcionário da Secretaria Estadual de Saúde, Janete Aparecida e Jocimara de Fátima, policiais civis e os enteados Augusto Cesar e Neusa Maria.

 

Em 1974 transferiu sua residência de Itararé para esta cidade de Sorocaba, residindo no Jardim Magnólias, na Rua Frei Paulo Maria, na Avenida Sorocaba, na Rua Matheus Haddad e na Rua Evaristo da Veiga, onde granjeou grande amizade, porquanto depois de aposentado, nos finais de tardes, comercializava churrasquinho na esquina da Alameda Celidônio do Monte, com a Rua Evaristo da Veiga, sendo conhecido como Seu "Zeca", por sua semelhança com o personagem "Zeca Diabo" da novela "O Bem Amado", interpretado pelo ator Lima Duarte.

 

Trabalhou também, como vigia na transportadora Neguito e no Auto Posto Papai.

 

Em 1992 mudou-se para casa própria no Bairro Julio de Mesquita Filho (Sorocaba I), onde também era muito popular até o seu falecimento em 24 de fevereiro de 2005.

 

Razões não faltam, com base nesse breve resumo da vida de José Ribeiro Leite, para que o Egrégio Plenário desta Casa aprove, por unanimidade, este Projeto de Lei que objetiva dar o nome desse ilustre cidadão à antiga Estrada de Araçoiaba.